quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Angola regista primeiros casos de gripe A

Angola registou os primeiros casos de gripe A. Tratam-se de dois cidadãos brasileiros recém chegados ao país e dois angolanos que estiveram na África do Sul e em Portugal, com passagem por Espanha.

Foi numa reunião regular da Comissão Interministerial de acompanhamento e prevenção da gripe A em Angola, realizada na terça-feira, que o ministro da Saúde, José Van-Dúnen, divulgou o surgimento dos primeiros casos no país.

O ministro adiantou ainda que as quatro pessoas infectadas estão em isolamento nas suas casas e o diagnóstico foi obtido depois de estas se terem deslocado aos serviços de saúde com sintomas.
Depois de diagnosticados estes casos, as equipas sanitárias, ainda segundo José Van-Dúnen, deslocaram-se a casa dos pacientes para fazerem um controlo mais apertado da situação.

"Não há razão para pânico", garantiu o ministro da Saúde angolano, assegurando que a comissão tem a situação sob controlo e que "as medidas são as mesmas já anunciadas: o reforço do controlo e a higiene pessoal".
Pediu, no entanto, que todos aqueles que tenham quaisquer dos sintomas se dirijam aos centros de saúde e postos médicos.

Estes são os primeiros quatro casos de gripe A em Angola, mas José Van-Dúnen lembrou que em África já estão registados mais de 3.800 casos, e defendeu o aumento das campanhas de sensibilização e informação, considerando esta, a informação, como a "grande arma" contra a propagação do vírus H1N1.

Sem comentários: